domingo, 4 de abril de 2010

Pele Perfeita!


Olá queridas leitoras!


A pele é o maior órgão do corpo humano. Só por aí já se pode ter idéia da quantidade de cuidados dos quais ela necessita.
Os dermatologistas dividem esses cuidados entre várias partes da pele; corpo, joelhos, pés, mãos, rosto, redor dos olhos, lábios… Além de extensa, é cheia de especificidades…
Alguns problemas, só um dermatologista pode solucionar, mas há cuidados básicos que nos ajudam a permanecer com a pele macia, saudável e gostosa.
Aqui vão algumas dicas básicas para manter a pele saudável...

Corpo
1)Hidrate!

Invista em hidratantes com ingredientes que conseguem repor a oleosidade natural da pele, como óleos vegetais (o de amêndoas e de uva são incríveis), ceramidas, ureia e manteiga de karité. Na hora de aplicar, passe sempre de baixo para cima, com movimentos semicirculares e fazendo uma leve pressão com a ponta dos dedos para o produto penetrar melhor.


2) Faça da esfoliação uma rotina

Ela é importante, porque retira todas as células mortas e impurezas da superfície da pele. Ao fazer uma vez por semana (não exagere para não irritar a pele), você previne pêlos encravados e consegue turbinar o efeito do seu hidratante diário. 

Receitinha caseira: Prepare um esfoliante caseiro misturando meia xícara de açúcar e de mel. Durante o banho, depois de se ensaboar, passe o produto no corpo todo, de baixo para cima. Nas áreas onde a pele é mais grossa, como joelho, cotovelo e pé.


3) Aposte no sabonete líquido

Apesar de custar um pouco mais caro do que o em barra, vale a pena investir, pois ele tem uma fórmula mais suave, ideal para quem tem pele sensível, e ainda um poder de hidratação muito maior. Use e abuse especialmente no inverno, época do ano em que a pele fica mais ressecada.

 

4) Proteja a pele na hora de se depilar e descolorir os pêlos

Para proteger a pele e evitar coceira e ardor durante a descoloração, antes de tudo aplique uma camada fina de óleo hidratante nas partes do corpo que irão receber a mistura. E lembre-se de cobrir machucados e feridinhas com microporo. Depois de se depilar, seja com lâmina, cera ou creme depilatório, é regra geral hidratar bem a pele com substâncias calmantes como a camomila, verbena, chá verde, azuleno e erva-doce. Aqui, o óleo de amêndoas também é um aliado: além de deixar a pele macia, ele retira todos os restinhos de cera.

 

5) Aplique protetor solar TODOS os dias chova ou faça sol!

Opte por um protetor solar ou hidratante com, no mínino, FPS 15. Principalmente nos dias quentes, fique ligada e repasse o produto, pois ele vai saindo com o suor. Aplique-o uns 30 minutos antes de se vestir e lembre-se de passar também na nuca, orelhas, mãos e pés (essas partes também queimam!). E redobre a atenção nos lugares que apresentam sardas e pintas.

 

6) Fuja dos banhos super quentes

A água quente, apesar de ser uma delícia, deixa a pele ressecada e sem viço, pois leva embora toda a sua umidade natural. O ideal é tomar uma ducha morna, nem fria e nem quente demais. Para complementar, vale abusar dos hidratantes tipo in-shower (próprios para usar no banho) e óleos bifásicos, que dão um toque extra de maciez e deixam você super cheirosa.







Rosto

1) Esfoliante
No rosto, prefira um esfoliante leve com microesferas, pois os mais grossos podem irritar a pele dessa região, que é mais sensível.

 2) Não esprema nem cutuque espinhas!

Este hábito (difícil de largar, a gente sabe...) só piora o aspecto da pele e deixa cicatrizes que demoram a sumir – ou não somem. O jeito é esconder os pontinhos com corretivo, de preferência os tipos que possuem ação secativa. Mas, se não deu pra resistir e você espremeu uma espinha, lave o rosto com um sabonete facial e aplique um gel secativo por cima, que ajuda a cicatrizar e recuperar a pele mais rapidamente.

3) Limpe o rosto duas vezes ao dia

Para ajudar na prevenção de cravos e espinhas e evitar o excesso de brilho do rosto, lave bem a pele ao acordar, antes de ir para a escola, e à noite. Use um sabonete neutro e água morna ou ainda, se você tem pele oleosa, alguma versão que tenha ácido salicílico na fórmula, componente que ajuda a prevenir a acne. Complemente a limpeza com um tônico facial ou adstringente, que limpa os poros e deixa a pele com uma textura uniforme.

4) Retire todo o make antes de dormir

Quando você dorme maquiada, a pele não consegue respirar direito, o que entope os poros e facilita o aparecimento de cravos e espinhas. E pior... No dia seguinte aquela preguiça rende uma aparência horrível de cansaço e um rosto todo marcado. Por isso, remova bem a maquiagem com demaquilante, especialmente à noite. Tem vários tipos de produto: próprios para áreas dos olhos, lencinhos, em gel, bifásicos, cremosos e líquidos. Se a sua pele é oleosa, invista em géis, musses de limpeza ou ainda produtos oil free. Para as mais ressecadas, loções e cremes hidratantes funcionam bem.
 
5) Não use maquiagem vencida

Sim, os cosméticos também têm prazo de validade! A gente sabe que dá um aperto no coração só de pensar em se desfazer daquele batom incrível ou do rímel potente que secou. Mas nem pense duas vezes, jogue fora e adquira um produto novinho em folha. Make vencido está mais sujeito a contaminações, o que pode causar problemas nos olhos, coceiras, alergias e ardência, tudo o que a gente não quer, né? Na hora de ir às compras, aproveite para experimentar a chamada maquiagem inteligente, turbinada com vitaminas, minerais, proteção solar e agentes hidratantes, que além de embelezar, tratam a pele.

6) Água e Alimentação
Não esquecendo que a hidratação do corpo começa de dentro pra fora... Por isso, vamos abusar da água!!! Além de da água, a alimentação saudável é fundamental, lembre-se: "Você é o que você come!".


7) O bom e velho filtro solar facial

Assim como a pele do corpo, a pele do nosso rosto também necessita dos cuidados do filtro solar, porém com uma atenção maior, pois ea é mais sensível , e é onde aparecem os primeiros sinais de que o tempo está passando!
Ao escolher o seu filtro solar faial, dê preferência aquele que mais se adequa à sua pele:
PELE OLEOSA:  em gel ou livre de óleos
PELE SECA: em creme
PELE NORMAL: loção



 

8 comentários:

  1. Make vencida eh pereegon! usahasuhas a liustraçao foi otima1 uahusah abçs, Marujo

    ResponderExcluir
  2. isso ai amor tem que se cuidar mesmo principalmente se hidrata neh?esta massa seu flog amor principalmente sua make vencida bjs Amo vc

    ResponderExcluir
  3. www.xingue.com.br é um site onde você pode confessar, revelar segredos e descontar o stress do dia-a-dia totalmente anônimo, e tambem pode escolher se o post de um outro usuário vai ou não para o site clicando em MODERAR. Divirta-se.

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeeeeiiii...
    As dicas estão simplesmente MARAVILHOSAS!
    adoro o blog, sempre com informações importantes e ATRAAAENTEEEESSS, qual a mulher que não gosta e/ou não abusa de uma boaaa vaidadeee????
    unhas, acessorios, beleza, higiene, moda, corpo.. haaaaaa o blog eh 1000000000!
    e eu??? bote fé, seguidora FIEEELL
    não perco mais ummaaa postagem!
    beeeijo mille e parabéns pelo sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Ameeeeeeei ! tem de tudo aqui ! blog muito MAARAA
    parabéns , tudo de bom ;
    visita o meu ? *-* http://makesmile.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Apesar de não ser muito 'vaidosa', aqui existem dicas valiosas.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

©2007 '' Por Elke di Barros