domingo, 11 de abril de 2010

Pés de Princesa...



Todos nós temos uma rotina de cuidados com o nosso corpo. Nos preocupamos com o que comemos e bebemos, com o tipo de exercício físico que praticamos, com os produtos que aplicamos nos cabelos e na pele. Mas muitas vezes nos esquecemos de cuidar dos nossos pés, que sustentam nosso corpo ao longo de todo o dia. Os pés merecem certos cuidados básicos que não requerem muito tempo ou dedicação, mas que fazem toda a diferença!


Lixe os pés
A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve lixar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lixa própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor hora para lixar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.
Pés macios
Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). De seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.
Esta é também uma boa hora para lixar os pés e as unhas, mas antes de massagear os pés com o creme.
Unhas impecáveis
Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.
Cuidado com a cutícula
Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.
Lave os pés
Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um banho. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.
Protetor solar
Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.
Calos: o que fazer?
O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Estes devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior. 
Outras dicas legais são:
1. Mantenha as unhas sempre aparadas e, para evitar que encravem, nunca arredonde as laterais.
2. Após o banho, dê atenção especial à secagem dos pés, principalmente entre os dedos, pois a umidade nos pés pode causar micoses. Utilize uma toalha de papel ou papel higiênico, que absorve a umidade melhor que a toalha de pano.

3. Ainda para evitar a umidade excessiva dos pés, evite o uso de sapatos e tênis sem meias. Estas devem ser preferencialmente de algodão. E sempre que possível ande descalço dentro de casa.

4. Se a pele dos seus pés é seca, nunca se esqueça de usar um creme hidratante após o banho. Aproveite para fazer uma massagem – após um dia inteiro sustentando seu corpo, seus pés merecem esse carinho!

5. Poucas coisas deixam a mulher mais sensual do que um par de saltos altos. Porém, seu uso constante pode causar danos aos pés e à coluna. Assim, procure alternar o uso de calçados de saltos altos com outros mais baixos. E depois de algumas horas usando saltos altos, alongue por alguns minutos a panturrilha (mais conhecida por “batata da perna”).



Evite males comuns:

Bolhas
Como cuidar: Não estoure a bolha — deixe isso ocorrer naturalmente. Passe um anti-séptico. Depois de cicatrizar, retire a pele seca com o auxílio de um alicate.

Chulé
Como cuidar: Higiene é fundamental. Lave bem os pés, seque-os e aplique um talco anti-séptico.

Frieira
Ela surge por causa da umidade entre os dedos. O fungo vem através de locais quentes e úmidos, como praias e vestiários.

Micose
A micose é uma infecção que aparece em forma de manchas escuras, amareladas ou esbranquiçadas.  O ideal é procurar um dermatologista para saber o remédio certo para o tratamento.

Calos
É a defesa do organismo para proteger os ossos dos pés de agressões causadas por sapatos apertados. O calo pode ser lixado, use creme para melhorar a aparência.

Ressecamento
Com a idade as alterações hormonais e a diminuição da oleosidade da pele provocam o ressecamento. A prevenção e o tratamento podem ser feitos em casa.

Manchas nas unhas
As manchas podem refletir também a má alimentação, a carência de vitamina

Unha encravada
Depois, ao cortá-las em casa, procure respeitar seu formato natural, sem diminuir demais os cantos.

 
Ondulação das unhas
Ocorre com o uso de sapatos apertados. É necessário lixar levemente a superfície e usar sapatos confortáveis.

Unhas quebradiças
Falta de vitaminas, o ressecamento ou o excesso de uso de esmaltes. As unhas precisam de hidratação, assim como a pele. Uma dica para fortalecer sua unha, você pode usar óleo de cravo ou base a com cálcio.
O mais importante é ficar com os pés prontos para qualquer hora.





5 comentários:

  1. dicas boa pra quem quer se cuidar,principalmente pras meninas.

    ResponderExcluir
  2. Gay não... são cuidados que todos deveriam ter!

    ResponderExcluir
  3. Eu moro na Irlanda e meus pés precisam muito de cuidados especiais, as vezes pela falta de tempo vou deixando de lado e quando vou ver,eles estão bem secos.
    Obrigada pelas dicas, estou te seguindo.
    :)

    Quando tiver um tempinho visite o meu?
    beijos

    http://kaestoueu.blogspot.com/
    Ká.Entre.Nós

    ResponderExcluir

©2007 '' Por Elke di Barros